Serviço Social, Geração e Classes Sociais: reflexão teórico-crítica sobre os ciclos geracionais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2025v25n50p307-322

Palabras clave:

Serviço Social, Geração, Classes sociais, Totalidade

Resumen

 

O artigo tem como objetivo apresentar a trajetória histórica e produção do conhecimento do Grupo Temático de Pesquisa (GTP), evidenciando a discussão da categoria geração e dos ciclos geracionais, quais sejam: infância, adolescência, juventude e envelhecimento. No percurso metodológico foi realizada uma sistematização das atividades executadas pelas coordenações que integraram o GTP desde sua criação, análise de dados de pesquisas desenvolvidas nacionalmente pelo grupo, bem como das tendências teórico-metodológicas, por meio de levantamento realizado na revista Temporalis desde sua primeira edição a partir dos descritores: geração, ciclos geracionais, infância(s), criança(s), adolescência(s), adolescente(s), juventude(s), jovem(s), idoso(s), envelhecimento(s). Foram encontrados 21 trabalhos que envolvem os ciclos geracionais tratados neste GTP. Observou-se que essas produções desempenham um papel fundamental no aprofundamento do conhecimento sobre a categoria geração e, com isso, possibilitam uma maior articulação entre pesquisadores/as da área. Além disso, destaca-se que a revista Temporalis até então não lançou edição específica para tratar da temática em tela. O artigo indica a relevância do GTP como espaço imprescindível para a reflexão teórico-crítica, articulada às Diretrizes Curriculares da formação profissional em Serviço Social, o que contribui para seu fortalecimento. Alinhado ao projeto ético-político da profissão, o GTP reafirma sua centralidade e desafios na produção de conhecimento a partir de uma perspectiva de totalidade, fortalece a articulação nacional e estimula o avanço das pesquisas, contribuindo, assim, com a formação e o exercício profissional, neste ano em que se comemora os 25 anos da Revista Temporalis.

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Biografía del autor/a

  • Amanda Cristina Ribeiro da Costa, Universidade Federal do Pará - UFPA

    Assistente Social. Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Psicologia) pela Universidade Federal do Pará (UFPA, Belém, Brasil). Docente da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal do Pará, (UFPA, Belém, Brasil). E-mail: amandacosta@ufpa.br

  • Fabiana Schmidt , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

    Assistente Social. Doutora em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, Rio de Janeiro, Brasil). Docente Adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ, Seropédica, Brasil). E-mail: fabianaschmidt74@gmail.com 

  • Juliana Batistuta Teixeira Vale , Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

    Assistente Social. Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil). Docente na Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio do Janeiro (UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil). E-mail: jmbtvale@gmail.com 

  • Nanci Soares, Universidade Estadual Paulista - UNESP

    Assistente Social. Doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, São Paulo, Brasil). Docente na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista (UNESP, Franca, Brasil). E-mail: nanci.soares@unesp.br

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Publicado

18-11-2025

Cómo citar

Serviço Social, Geração e Classes Sociais: reflexão teórico-crítica sobre os ciclos geracionais. (2025). Temporalis, 25(50), 307-322. https://doi.org/10.22422/temporalis.2025v25n50p307-322