GTP QUESTÃO AGRÁRIA, URBANA, AMBIENTAL E SERVIÇO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.22422/2238-1856.2014v14n27p223-232Resumo
Este texto propõe apresentar o trabalho desenvolvido por um conjunto de pesquisadores que, articulados ao GTP, se dedicam a estudar, aprofundar e compartilhar conteúdos sobre a temática Questão Agrária, Urbana, Ambiental, dialogando com a formação em Serviço Social.Tem como objetivo apresentar o caminho percorrido pelo GTP e pontuar alguns desafios que se apresentam para sua continuidade, haja vista a dinâmica societária atual, em tempos de sociabilidade capitalista, produtora de desumanidade pela apropriação privada da riqueza socialmente produzida (IASI, 2006). São tempos nos quais “os direitos da propriedade privada e taxa de lucro se sobrepõem a todas as outras noções de direitos” (HARVEY, 2012, p. 73), o que tem exigido dos pesquisadores Assistentes Sociais análises críticas dos marcos dos princípios e diretrizes do projeto profissional ético-político.
Downloads
Referências
HARVEY, D. O direito à cidade. Lutas Sociais, São Paulo: NEILS - Núcleo de Estudos de Ideologias e Lutas Sociais, n. 29,2012.
IAMAMOTO, M. V. O Serviço Social na cena contemporânea. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.
IAMAMOTO, M. V. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
IASI, M. L. As metamorfoses da consciência de classe: o PT entre a negação e o consentimento. São Paulo: Expressão Popular, 2006.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política. 2. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1985. (Os Economistas).
NETTO, J. P. Introdução ao método da teoria social. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.
REVISTA TEMPORALIS. Brasília: ABEPSS, 2009.
WOOD, E. A separação entre o “econômico” e o “político” no capitalismo. In: ______. Democracia contra capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2010.