APROXIMAÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL COM A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO: A CONTRIBUIÇÃO DAS COMISSÕES DE EDUCAÇÃO DOS CONSELHOS REGIONAIS DE SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.22422/temporalis.2020v20n39p209-224Abstract
O texto apresenta uma discussão sobre as aproximações entre o Serviço Social e a política de educação, com foco na atuação das entidades da categoria neste contexto: Conjunto CFESS-CRESS (Conselho Federal de Serviço Social - Conselho Regional de Serviço Social), Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO). O objetivo central foi pautar as comissões de educação dos CRESS em todo o País e destacar o papel que essas comissões assumem não só no processo de organização dos profissionais na política de educação, mas também na luta por inserção de mais profissionais nessa política. A metodologia contemplou a coleta de dados junto aos sites dos CRESS disponíveis e o contato com profissionais que atuam na política de educação. Dessa forma, pretende-se mobilizar ações coletivas visando construir estratégias em prol do fortalecimento da luta por uma educação pública, laica, socialmente referendada, e como direito social, de forma articulada com as entidades que historicamente estabelecem a direção sociopolítica da profissão.
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