OS DESAFIOS DO NOVO SÉCULO À FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.22422/2238-1856.2016v16n31p105-132Resumen
O articulista analisa, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, as determinações político-ideológicas do “neoliberalismo do século XXI” sobre a política de educação para o Ensino Superior brasileiro, avaliando as diretrizes dos organismos internacionais (FMI, Banco Mundial, OMC) e as implicações sobre medidas e ações contrarreformistas adotadas pelos governos brasileiros nos últimos anos. A partir de ofensivas direcionadas à mercadorização, massificação e destituição da capacidade crítica dos sujeitos no interior da política de educação superior pública e privada, examina suas implicações para a formação do assistente social brasileiro nos primeiros anos do século XXI. De forma geral, os resultados apontam que as ameaças à dimensão intelectiva do trabalho do assistente social na perspectiva do projeto ético-político profissional podem estar se enraizando nos espaços da formação e se manifestando veementemente nos serviços.
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