A CONTRARREFORMA NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: DETERMINANTES HISTÓRICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2018v18n35p12-28

Resumo

O presente artigo problematiza o acesso à educação, particularmente ao ensino superior, considerando sua não efetivação como direito social e sim como negócio lucrativo no Brasil. Retoma a leitura dos clássicos do pensamento social no campo da tradição marxista para apreender a historicidade do sentido da educação e do acesso ao ensino superior para a classe trabalhadora. Sendo parte dos estudos que fundamentaram a dissertação de mestrado defendida, este artigo analisa a dualidade das respostas construídas pelo Estado brasileiro no campo da educação, situando a educação a distância como funcional às novas exigências da formação da força de trabalho. Neste contexto novos desafios se impõem ao projeto ético-político do Serviço Social brasileiro.

Biografia do Autor

  • Andressa Elisa Martos Antunes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
    Assistente Social, Mestre em Serviço Social (UNIOESTE), servidora pública (estatutária) na Prefeitura Municipal de Umuarama na função de assistente social.
  • Esther Luíza de Souza Lemos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
    Assistente Social, Doutora em Serviço Social (UFRJ), docente da graduação e do mestrado em Serviço Social da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus de Toledo.

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Publicado

30-06-2018

Como Citar

A CONTRARREFORMA NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: DETERMINANTES HISTÓRICOS. (2018). Temporalis, 18(35), 12-28. https://doi.org/10.22422/temporalis.2018v18n35p12-28