A gênese literária e filosófica da Apolitia na Civitas Homines do medievo cristão: uma interpretação arendtiana

Autores

  • Diego Avelino de Moraes Carvalho IFG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Resumo

Resumo: O objetivo desse artigo é a partir da história dos conceitos, ideias e mentalidades, compreender a gênese do apolitismo no mundo medieval cristão a partir de uma interpretação da Civitas Dei agostiniana enquanto fonte literária. De modo geral, as questões que permearão o curso desse trabalho se direcionam para as seguintes indagações: 1) de que modo se deu uma completa mudança de paradigma existencial-político nesta passagem da Antiguidade Clássica para a Idade média?; 1.1) Estaria tal cisão fundada numa mudança de compreensão filosófica, engendrada pelo cristianismo, quanto à perspectiva de (re)configuração do mundo político e do papel do indivíduo/cidadão nesse contexto?; 1.1.2) Se sim, a partir de quais referências teórico-teleológicos se fundamentou tal mudança? De modo a problematizar (responder?) tais indagações, esse trabalho terá como referência um diálogo em torno do pensamento de Hannah Arendt, Max Weber e  Reinhart Koselleck.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Avelino de Moraes Carvalho, IFG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Pós-Doc, Doutor e Especialista em História (UFG). Mestre e Licenciado em Filosofia. Pesquisador associado do LATESFIP/USP (Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise/USP) e do NECULT E NUPEFIL (Núcleos de pesquisa associados ao IFG). É professor efetivo do Departamento de Áreas Acadêmicas I (Coordenação de Ciências Humanas e Filosofia) do IFG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Goiânia.

Downloads

Publicado

06-02-2020

Como Citar

CARVALHO, Diego Avelino de Moraes. A gênese literária e filosófica da Apolitia na Civitas Homines do medievo cristão: uma interpretação arendtiana. Revista Ágora, [S. l.], n. 30, p. 69–86, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/27266. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Auctoritas e potestas no Ocidente Tardo Antigo e Medieval