O colégio Pedro II não era aqui: O olhar imperial e outras falas sobre a escolarização e a docência no Espírito Santo nas décadas de 1850 e 1860

Autores

  • Rosianny Campos Berto
  • Rosianny Campos Berto
  • Tatiana Borel

Resumo

Investiga o exercício da docência na província do Espírito Santo, nas décadas de 1850 e 1860, buscando compreender processos de escolarização e da docência durante a vigência dos regulamentos da instrução pública datados de 1848 e 1862. Parte das críticas aos professores e ao ensino ministrado em escolas visitadas na província capixaba registradas por Pedro II em seu diário de viagem ao Espírito Santo, entre 26 de janeiro e 9 de fevereiro de 1860. Toma como aporte teórico-metodológico e pensamento de Marc Bloch e Carlo Ginzburg, utilizando como fontes regulamentos do ensino, relatórios da instrução pública e mensagens presidenciais, cotejadas com a visão expressa no diário imperial acerca do ensino em escolas capixabas. Destaca o descompasso existente entre as demandas do magistério, as críticas ao professorado e aos alunos capixabas, presentes tanto no diário imperial como em discursos de autoridades locais e as precárias e complexas condições oferecidas ao exercício do trabalho docente na província.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

BERTO, Rosianny Campos; BERTO, Rosianny Campos; BOREL, Tatiana. O colégio Pedro II não era aqui: O olhar imperial e outras falas sobre a escolarização e a docência no Espírito Santo nas décadas de 1850 e 1860. Revista Ágora, [S. l.], n. 18, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/7090. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: História e Educação