O conceito de photogénie como visualidade háptica

Felipe Mattar Ferraço

Resumo


Através dos textos Le Cinématographe vu de l’Etna (1926) e Esprit de cinéma (1955) do poeta, filósofo e cineasta Jean Epstein, integrante do movimento de vanguarda dos anos 20 - conhecido como impressionismo francês no cinema -, juntamente com textos de outros autores acerca de suas teorias, buscaremos entender a relação entre o seu conceito de Photogénie, - que para Epstein seria a característica específica da linguagem cinematográfica - e os estudos sobre a visualidade háptica e a sensorialidade no cinema.


Palavras-chave


photogénie; fotogenia; háptico; cinema; sensorial

Texto completo:

PDF

Referências


ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Tradução Alfredo Bossi e Ivone Castilho. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

APARÍCIO, Maria I. Fotogenia do Imponderável: Jean Epstein. Texto online no site http://filmphilosophy.squarespace.com/1-jean-epstein acessado dia 22-08-2014.

BARKER, Jennifer M. The Tactile Eye. California: University of California Press, 2009.

EPSTEIN, Jean. Le Cinématographe vu de l’Etna. In Jean Epstein: Critical Essays and New Translations. KELLER, Sarah e PAUL, Jason N. (Ed.). Tradução Stuart Liebman. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2012, p. 287-310.

EPSTEIN, Jean. Esprit de cinéma. In KELLER, Sarah e PAUL, Jason N. (Ed.) Jean Epstein: Critical Essays and New Translations. Tradução Thao Nguyen. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2012, p. 330-380.

FLUSSER, Vilém, Texto/Imagem enquanto Dinâmica do Ocidente in Cadernos Rioarte, Ano II, nº 5, 1996.

GOMPERTZ, Will. Isso é arte? 150 anos de arte moderna. Do impressionismo até hoje. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

KELLER, Sarah e PAUL, Jason N. (Ed.). Jean Epstein: Critical Essays and New Translations. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2012.

LUNDEMO, Trond. A Temporal Perspective: Jean Epstein’s Writings on Technology and Subjectivity. In KELLER, Sarah e PAUL, Jason N. (Ed.) Jean Epstein: Critical Essays and New Translations. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2012, p. 207-226.

MARKS, Laura U. The Skin of the Film. Londres: Duke University Press, 2000.

MARTINS, Fernanda A.C. Impressionismo Francês. in MASCARELLO, Fernando (org.). História do Cinema Mundial. Campinas, SP: Papirus, 2006.

WALL-ROMANA, Christophe. Epstein’s Photogénie as Corporeal Vision: Inner Sensation, Queer Embodiment, and Ethics. In KELLER, Sarah e PAUL, Jason N. (Ed.) Jean Epstein: Critical Essays and New Translations. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.