O conceito de photogénie como visualidade háptica

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Resumo

Através dos textos Le Cinématographe vu de l’Etna (1926) e Esprit de cinéma (1955) do poeta, filósofo e cineasta Jean Epstein, integrante do movimento de vanguarda dos anos 20 - conhecido como impressionismo francês no cinema -, juntamente com textos de outros autores acerca de suas teorias, buscaremos entender a relação entre o seu conceito de Photogénie, - que para Epstein seria a característica específica da linguagem cinematográfica - e os estudos sobre a visualidade háptica e a sensorialidade no cinema.

Biografia do Autor

Felipe Mattar Ferraço, Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-graduação em Artes

Bacharel em Desenho Industrial (Design Gráfico) pela Universidade Federal do Espírito Santo e Mestrando no Programa de Pós-graduação em Artes da UFES. Integrante do Coletivo Expurgação desde 2007, possui experiência em diversos campos das artes visuais e do audiovisual com enfoque em edição e mixagem de som.

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Publicado

2014-12-22

Como Citar

Mattar Ferraço, F. (2014). O conceito de photogénie como visualidade háptica. Revista Do Colóquio, 4(7), 132-144. Recuperado de http://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/8528

Edição

Seção

Artigos