O conceito de photogénie como visualidade háptica
Abstract
Através dos textos Le Cinématographe vu de l’Etna (1926) e Esprit de cinéma (1955) do poeta, filósofo e cineasta Jean Epstein, integrante do movimento de vanguarda dos anos 20 - conhecido como impressionismo francês no cinema -, juntamente com textos de outros autores acerca de suas teorias, buscaremos entender a relação entre o seu conceito de Photogénie, - que para Epstein seria a característica específica da linguagem cinematográfica - e os estudos sobre a visualidade háptica e a sensorialidade no cinema.
Downloads
References
APARÍCIO, Maria I. Fotogenia do Imponderável: Jean Epstein. Texto online no site http://filmphilosophy.squarespace.com/1-jean-epstein acessado dia 22-08-2014.
BARKER, Jennifer M. The Tactile Eye. California: University of California Press, 2009.
EPSTEIN, Jean. Le Cinématographe vu de l’Etna. In Jean Epstein: Critical Essays and New Translations. KELLER, Sarah e PAUL, Jason N. (Ed.). Tradução Stuart Liebman. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2012, p. 287-310.
EPSTEIN, Jean. Esprit de cinéma. In KELLER, Sarah e PAUL, Jason N. (Ed.) Jean Epstein: Critical Essays and New Translations. Tradução Thao Nguyen. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2012, p. 330-380.
FLUSSER, Vilém, Texto/Imagem enquanto Dinâmica do Ocidente in Cadernos Rioarte, Ano II, nº 5, 1996.
GOMPERTZ, Will. Isso é arte? 150 anos de arte moderna. Do impressionismo até hoje. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
KELLER, Sarah e PAUL, Jason N. (Ed.). Jean Epstein: Critical Essays and New Translations. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2012.
LUNDEMO, Trond. A Temporal Perspective: Jean Epstein’s Writings on Technology and Subjectivity. In KELLER, Sarah e PAUL, Jason N. (Ed.) Jean Epstein: Critical Essays and New Translations. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2012, p. 207-226.
MARKS, Laura U. The Skin of the Film. Londres: Duke University Press, 2000.
MARTINS, Fernanda A.C. Impressionismo Francês. in MASCARELLO, Fernando (org.). História do Cinema Mundial. Campinas, SP: Papirus, 2006.
WALL-ROMANA, Christophe. Epstein’s Photogénie as Corporeal Vision: Inner Sensation, Queer Embodiment, and Ethics. In KELLER, Sarah e PAUL, Jason N. (Ed.) Jean Epstein: Critical Essays and New Translations. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors of works submitted to Revista do Colóquio authorize their publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, and may be reproduced as long as the source is cited. They attest to their originality, authorship and originality.