O conceito de photogénie como visualidade háptica

Auteurs

Résumé

Através dos textos Le Cinématographe vu de l’Etna (1926) e Esprit de cinéma (1955) do poeta, filósofo e cineasta Jean Epstein, integrante do movimento de vanguarda dos anos 20 - conhecido como impressionismo francês no cinema -, juntamente com textos de outros autores acerca de suas teorias, buscaremos entender a relação entre o seu conceito de Photogénie, - que para Epstein seria a característica específica da linguagem cinematográfica - e os estudos sobre a visualidade háptica e a sensorialidade no cinema.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Felipe Mattar Ferraço, Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-graduação em Artes

Bacharel em Desenho Industrial (Design Gráfico) pela Universidade Federal do Espírito Santo e Mestrando no Programa de Pós-graduação em Artes da UFES. Integrante do Coletivo Expurgação desde 2007, possui experiência em diversos campos das artes visuais e do audiovisual com enfoque em edição e mixagem de som.

Références

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Tradução Alfredo Bossi e Ivone Castilho. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
APARÍCIO, Maria I. Fotogenia do Imponderável: Jean Epstein. Texto online no site http://filmphilosophy.squarespace.com/1-jean-epstein acessado dia 22-08-2014.
BARKER, Jennifer M. The Tactile Eye. California: University of California Press, 2009.
EPSTEIN, Jean. Le Cinématographe vu de l’Etna. In Jean Epstein: Critical Essays and New Translations. KELLER, Sarah e PAUL, Jason N. (Ed.). Tradução Stuart Liebman. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2012, p. 287-310.
EPSTEIN, Jean. Esprit de cinéma. In KELLER, Sarah e PAUL, Jason N. (Ed.) Jean Epstein: Critical Essays and New Translations. Tradução Thao Nguyen. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2012, p. 330-380.
FLUSSER, Vilém, Texto/Imagem enquanto Dinâmica do Ocidente in Cadernos Rioarte, Ano II, nº 5, 1996.
GOMPERTZ, Will. Isso é arte? 150 anos de arte moderna. Do impressionismo até hoje. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
KELLER, Sarah e PAUL, Jason N. (Ed.). Jean Epstein: Critical Essays and New Translations. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2012.
LUNDEMO, Trond. A Temporal Perspective: Jean Epstein’s Writings on Technology and Subjectivity. In KELLER, Sarah e PAUL, Jason N. (Ed.) Jean Epstein: Critical Essays and New Translations. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2012, p. 207-226.
MARKS, Laura U. The Skin of the Film. Londres: Duke University Press, 2000.
MARTINS, Fernanda A.C. Impressionismo Francês. in MASCARELLO, Fernando (org.). História do Cinema Mundial. Campinas, SP: Papirus, 2006.
WALL-ROMANA, Christophe. Epstein’s Photogénie as Corporeal Vision: Inner Sensation, Queer Embodiment, and Ethics. In KELLER, Sarah e PAUL, Jason N. (Ed.) Jean Epstein: Critical Essays and New Translations. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2012.

Téléchargements

Publiée

22-12-2014

Comment citer

Mattar Ferraço, F. (2014). O conceito de photogénie como visualidade háptica. Revista Do Colóquio, 4(7), 132–144. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/8528