O ENSINO DE LITERATURA E A PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Alcione Maria dos Santos Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS

DOI:

https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.11953

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisas sobre ensino de literatura infantil realizadas em Programas de Pós-graduação strictu sensu, na área de conhecimento Educação, no biênio 2011-2012, conforme listagem do banco de teses da Capes. Esses resultados apontam aspectos positivos e negativos relacionados às práticas observadas. Problematizamos esses aspectos com base nos apontamentos de Cosson (2014) sobre letramento literário e de Soares (2006) sobre escolarização da literatura. Concluímos que os problemas relacionados ao ensino da literatura infantil são agravados pela crença em que somente o contato com obras e os momentos de leitura assistemática são suficientes para promover o letramento literário nas escolas.

PALAVRAS-CHAVE: Literatura. Educação. Pesquisa.

 

ABSTRACT: This article presents research findings on children's literature teaching carried out in strict sense Postgraduate programs in the area of education knowledge in the biennium 2011-2012, as listed bank Capes theses. These results indicate positive and negative aspects related to observed practices. These aspects are problematized on the basis of notes Cosson (2014) on literary literacy and Soares (2006) on education literature. We conclude that school-related problems are compounded by the belief that only the contact works and unsystematic reading moments are enough to promote literary literacy in schools

KEYWORDS: Literature. Education. Research.

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Publicado

05-03-2016