Sobre a Revista

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. A revista Contexto não cobra custos de processamento nem de submissão de artigos.

Histórico do periódico

A Contexto foi criada por professores do Departamento de Línguas e Letras (DLL) do Centro de Estudos Gerais (CEG), atualmente Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), nos anos de 1980, e retomada em 1992 (números 1, 2, de 1992; 3, de 1994, e 4, de 1996), em edições bianuais, com a finalidade de incrementar a pesquisa, a produção e a publicação dos docentes e alunos de graduação.

Com a implementação do Mestrado em Letras: Literatura Brasileira (MeL), a partir de 1996 a revista passou a incorporar também a produção de pós-graduandos. No número 5, publicado em 1998, as duas instituições, o DLL e o MeL, assumem o periódico, tornando-o anual. Em 1999, no entanto, quando o Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado em Estudos Literários (PPGL-MEL) é aprovado pela Capes, este novo nome passa a substituir o MeL, nos números 6 (1999), 7 (2000) e 8 (2001).

A partir da edição do número 9 da Contexto (2002), por decisão do DLL e do PPGL, a revista passa a ser uma publicação exclusiva deste Programa, o que vige desde então, mantendo a estrutura de distribuição de trabalhos em dossiês (artigos voltados para temas específicos), clipes (artigos de temas variados), tradução e ficção.

Consolidada com cerca de duas dezenas de números em meio impresso, e classificada como Qualis B1, a Contexto passou a ser semestral a partir do n. 17 (2010, 1 semestre).

Atendendo à recomendação da Capes de publicar as edições de periódicos on line, o PPGL, a partir de 2013, disponibilizou eletronicamente todos os números impressos da revista no Portal de Periódicos da Ufes. Essa decisão se baseou na compreensão da necessidade de colocar ao alcance de um maior número de pesquisadores locais, regionais, nacionais e internacionais o resultado das pesquisas desenvolvidas em seu âmbito e o de investigadores extramuros.

Em 2014, a Contexto passa a ter seu registro eletrônico: ISSN 2358-9566.