O CONTO DE CLARICE LISPECTOR COMO PROVOCAÇÃO AO JOVEM LEITOR ESCOLAR

Autores

  • Maria de Fátima Cruvinel Universidade Federal de Goiás - UFG

DOI:

https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.12039

Resumo

Considerando a importância da leitura literária para a formação do jovem, o presente artigo tem o objetivo de realçar o conto como um gênero favorável para a iniciação do leitor escolar. Para sustentar esse argumento, apresenta uma seleção de contos de Clarice Lispector, enfatizando, além da particularidade do efeito único, própria do gênero (CORTÁZAR, 1974), a temática de interesse do jovem e a incompletude da linguagem como provocação ao leitor. Com base em estudos sobre o conto e sobre a prática da leitura, este artigo observa aspectos que possibilitam a cumplicidade entre o jovem leitor e o texto, provocada pelo jogo de identificação e estranhamento muito peculiar à narrativa da referida autora.

PALAVRAS-CHAVE: Conto. Clarice Lispector. Formação de leitores. Leitor escolar.

ABSTRACT: Considering the importance of literary reading for the education of youth, the objective of this article is to emphasize the short story as a format to captivate and introduce the school reader. To support this argument this article contains a selection of short stories by Clarice Lispector for emphasizing the particular and unique effect of the short story (CORTAZAR, 1974). Furthermore, we highlight the subject of interest by youth and the incompleteness of language used by the writer to provoke the reader. This study examines aspects of the short story that form a connection between young readers and the text, especially those caused by the play of identification and estrangement in this author.

KEYWORDS: Short story. Clarice Lispector. Formation of Readers. School Reader.

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Publicado

05-03-2016