Pau Brasil entre a dissonância cultural e a sublimação classista

um percurso crítico da obra de Oswald de Andrade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/e-20253603

Palavras-chave:

Pau Brasil, Oswald de Andrade, critical path

Resumo

Oswald de Andrade publicou seu Manifesto da Poesia Pau-Brasil em 1924, e seu livro homônimo de poesias no ano seguinte, firmando o paubrasilismo como marco da segunda fase do movimento modernista, correspondente à elaboração de uma cultura nacional. Após uma marcante circulação, sua obra passou por novo destaque em função de sua reinterpretação pelos artistas tropicalistas na década de 1960. Outro marco importante foi a XXIV Bienal de São Paulo (1998), cujo tema central foi seu ideário antropofágico, o que aponta para sua consagração para arte brasileira, bem como sua relevância para a investigação científica. A proposta deste texto é investigar trabalhos recentes sobre o ideário Pau Brasil, na efeméride de seu centenário, buscando compreender que olhares e questionamentos a obra suscita no atual momento histórico, levando em consideração a vigência de um discurso de legitimação do modernismo paulista, cujo Oswald é um dos principais expoentes.

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Publicado

10-05-2025

Como Citar

MARCONDES SANTOS, Paulo Henrique. Pau Brasil entre a dissonância cultural e a sublimação classista: um percurso crítico da obra de Oswald de Andrade. Revista Ágora, Vitória/ES, v. 36, p. e-20253603, 2025. DOI: 10.47456/e-20253603. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/43741. Acesso em: 21 maio. 2025.

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Artigos