Formação profissional, saúde mental e políticas sociais públicas

desafios da atualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v12i2.28383

Resumo

O artigo analisa formação profissional, a relação com o campo da Saúde Mental e sua articulação com as políticas sociais públicas indispensáveis no Brasil, um país fortemente marcado pela desigualdade social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em nível de mestrado, que faz uma discussão analítico-conceitual e do arcabouço legal da Política de Saúde Mental brasileira correlacionada com o diálogo histórico do campo do Serviço Social. Para tanto, utiliza-se da fonte secundária de informação para análise da série histórica dos TCCs de discentes do Curso de Serviço Social da UFPI entre 1987 e 2018, indagando sobre a relação entre a formação nos referidos campos de conhecimento e de intervenção. Os desafios da Saúde Mental são analisados num tempo de crise do capitalismo, com predomínio de políticas neoliberais, tensionando e confrontando as conquistas das Reformas Sanitária e Psiquiátrica e a defesa do direito à vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laína Jennifer Carvalho Araújo, UNiversidade Federal do Piauí

Assistente Social pela Universidade Federal do Piauí _UFPI

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas PPGPP/UFPI. Bolsista CAPES

Edna Maria Goulart Joazeiro, Universidade Federal do Piauí

Pós-doutorado em Serviço Social pelo Programa de Estudos Pós-Graduados
da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), doutora e mestre
em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente
do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Brasil. ORCID: 0000-0003-1998-4532. E-mail:
emgoulart@uol.com.br.

Pesquisa financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Downloads

Publicado

29-08-2020

Como Citar

Jennifer Carvalho Araújo, L. ., & Goulart Joazeiro, E. M. (2020). Formação profissional, saúde mental e políticas sociais públicas: desafios da atualidade. Argumentum, 12(2), 165–184. https://doi.org/10.18315/argumentum.v12i2.28383