A busca pelo reconhecimento como uma vida: notas sobre um serviço de saúde

Autores

  • Pablo Cardozo Rocon Universidade Federal de Mato Grosso/Docente do Instituto de Saúde Coletiva https://orcid.org/0000-0003-2696-5786
  • Maria Elizabeth Barros de Barros UFES/Departamento de Psicologia
  • Alexsandro Rodrigues UFES/ Departamento de Teorias e Praticas Educacionais

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v13i1.32117

Resumo

Nesse artigo analisa-se os sentidos de reconhecimento que atravessam o processo transexualizador. Foi realizada pesquisa qualitativa, entrevistas gravadas em áudio com nove mulheres transexuais que realizaram cirurgia de redesignação sexual. Aponta-se que os manuais de diagnósticos apresentam o reconhecimento de si como descolado do reconhecimento dos outros, apresentando a transexualidade como condição patológica e problema individual. A partir das discussões de Judith Butler, problematizamos essa noção de reconhecimento, refletindo que a busca pelos serviços transexualizadores está diretamente ligada à produção de um reconhecimento pelos outros como vidas vivíveis, dignas de proteção em contraposição a discriminação.

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Biografia do Autor

  • Pablo Cardozo Rocon, Universidade Federal de Mato Grosso/Docente do Instituto de Saúde Coletiva

    Assistente Social, Mestre em Saúde Coletiva e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo.

    Professor da área de Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde do Departamento de Saúde Coletiva, do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso;

    Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Linha: Política e Gestão em Saúde), do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso.

  • Maria Elizabeth Barros de Barros, UFES/Departamento de Psicologia

    Doutora em Euducação (UFRJ), Pós-Doutora em Saúde Pública (FIOCRUZ)

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Psicologia da UFES

  • Alexsandro Rodrigues, UFES/ Departamento de Teorias e Praticas Educacionais

    Doutor em Educação (UFES), Pós-Doutor em Psicologia (UFF)

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional e do Departamento de Teorias e Praticas Educacionais da UFES

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Publicado

30.04.2021

Como Citar

A busca pelo reconhecimento como uma vida: notas sobre um serviço de saúde. (2021). Argumentum, 13(1), 213-227. https://doi.org/10.47456/argumentum.v13i1.32117