Condição de trabalho no SUAS no contexto da pandemia do COVID-19

Autores

  • Maria Luiza Amaral Rizzotti Universidade Federal da Paraíba
  • Jaciana Moura Magalhães ecretaria de Estado do Desenvolvimento Humano
  • Maria do Socorro de Souza Vieira Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v13i1.33031

Resumo

O artigo oferece uma reflexão sobre as condições de trabalho do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no cenário pandêmico do Covid19. A análise reconhece as determinações do mundo do trabalho desenhadas pelo modelo capitalista e pelo déficit do sistema protetivo, ambos incidindo sobre a desigualdade social brasileira, agravada pela primeira grande pandemia do século XXI. A leitura de classe social se constituiu como categoria central na compreensão dessa realidade e, por conseguinte, da realidade dos usuários do SUAS, como também foi fundamental para analisar a condição dos trabalhadores nesse Sistema Público. A pesquisa empírica foi realizada pelas Gerências de Vigilância Socioassistencial do Nordeste e os resultados postos aqui analisam dados do estado da Paraíba, notadamente os que revelam os vínculos empregatícios, salários, condições objetivas e mudanças nesse cenário atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luiza Amaral Rizzotti, Universidade Federal da Paraíba

Professora. Doutora em Serviço Social e Política Social. Professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba.

Jaciana Moura Magalhães, ecretaria de Estado do Desenvolvimento Humano

Assistente Social, Graduação e Mestrado em Serviço Social e Especialização em Políticas Públicas e Gestão Social (UFPB). Exerceu os cargos de Gerente Executiva Estadual de Proteção Social Básica e de Vigilância Socioassistencial, atualmente Diretora do SUAS na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano - SEDH/PB. Integrou a coordenação geral e ministrou disciplinas no Programa Nacional de Capacitação do SUAS/CapacitaSUAS-PB.

Maria do Socorro de Souza Vieira , Universidade Federal da Paraíba

Assistente Social, doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora titular da Universidade Federal da Paraíba., do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Crianças, Adolescentes e Famílias (GEPAC/UFPB), registrado no diretório do CNPq.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

Rizzotti, M. L. A., Magalhães , J. M., & Vieira , M. do S. S. (2021). Condição de trabalho no SUAS no contexto da pandemia do COVID-19. Argumentum, 13(1), 81–94. https://doi.org/10.47456/argumentum.v13i1.33031