Contribuições de Maurício Tragtenberg: a delinquência da educação no Brasil

Autores

  • Fabiana de Cássia Rodrigues Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v14i1.36524

Resumo

Apresenta-se a maneira como Maurício Tragtenberg abordava as relações entre poder e a produção de conhecimento, que fundamentam a delinquência acadêmica expressa na desconexão entre meios e fins na educação. Ou seja, trata-se de uma realidade histórica em que todo ensino e toda produção de conhecimentos não questionam o para quê de suas atividades. Logo, reproduzem as relações desiguais de poder e desconsideram as necessidades concretas das classes subalternas num desenvolvimento capitalista desigual e combinado. São também abordadas as estratégias de enfrentamento dessas condições, numa perspectiva atrelada à luta de classes. As fontes utilizadas são os textos sobre educação publicados pelo autor na transição para a Nova República, com enfoque em sua atuação num periódico educacional engajado nas lutas da época: a revista Educação & Sociedade. A partir das ideias de Tragtenberg, discute-se a atualidade de seu pensamento para inspirar análises sobre os problemas educacionais contemporâneos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana de Cássia Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Economista. Doutora em Educação. Professora do Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação, da Universidade Estadual de Campinas. (Unicamp, Campinas, Brasil).

Publicado

30-04-2022

Como Citar

Rodrigues, F. de C. (2022). Contribuições de Maurício Tragtenberg: a delinquência da educação no Brasil. Argumentum, 14(1), 48–62. https://doi.org/10.47456/argumentum.v14i1.36524