Contribuições de Maurício Tragtenberg: a delinquência da educação no Brasil

Autores

  • Fabiana de Cássia Rodrigues Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v14i1.36524

Resumo

Apresenta-se a maneira como Maurício Tragtenberg abordava as relações entre poder e a produção de conhecimento, que fundamentam a delinquência acadêmica expressa na desconexão entre meios e fins na educação. Ou seja, trata-se de uma realidade histórica em que todo ensino e toda produção de conhecimentos não questionam o para quê de suas atividades. Logo, reproduzem as relações desiguais de poder e desconsideram as necessidades concretas das classes subalternas num desenvolvimento capitalista desigual e combinado. São também abordadas as estratégias de enfrentamento dessas condições, numa perspectiva atrelada à luta de classes. As fontes utilizadas são os textos sobre educação publicados pelo autor na transição para a Nova República, com enfoque em sua atuação num periódico educacional engajado nas lutas da época: a revista Educação & Sociedade. A partir das ideias de Tragtenberg, discute-se a atualidade de seu pensamento para inspirar análises sobre os problemas educacionais contemporâneos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fabiana de Cássia Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

    Economista. Doutora em Educação. Professora do Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação, da Universidade Estadual de Campinas. (Unicamp, Campinas, Brasil).

Publicado

30.04.2022

Como Citar

Contribuições de Maurício Tragtenberg: a delinquência da educação no Brasil. (2022). Argumentum, 14(1), 48-62. https://doi.org/10.47456/argumentum.v14i1.36524