Internacionalização da pós-graduação: conexões entre Brasil, Cuba e Chile

Autores

  • Solange Emilene Berwig Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Gissele Carraro Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v15i2.39409

Resumo

Este estudo apresenta um combinado relato reflexivo de duas experiências de doutorado sanduíche vinculadas ao Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGSS - PUC/RS). O objetivo do texto é refletir sobre as experiências vividas e apresentar os elementos do processo de internacionalização para a formação de professores/pesquisadores. Entre desafios e avanços destacamos o quanto as experiências de intercâmbio oriundas das políticas de internacionalização repercutiram para a formação docente, formação de redes de cooperação internacional entre instituições de ensino superior em nível de graduação e pós-graduação e publicações internacionais. As experiências foram fundamentais para consolidação de parcerias, convênios e intercâmbios a partir da integração dos docentes nas Instituições de Ensino Superior (IES).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Emilene Berwig, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Professora do curso de Serviço Social e do Mestrado em Políticas Públicas na Universidade Federal do Pampa. (UNIPAMPA, São Borja, Brasil).

Gissele Carraro, Universidade de Brasília (UnB)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Professora do Núcleo de Estudos Cubanos do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, da Universidade de Brasília. (UnB, Brasília (DF), Brasil).

Publicado

29-08-2023

Como Citar

Berwig, S. E., & Carraro, G. (2023). Internacionalização da pós-graduação: conexões entre Brasil, Cuba e Chile. Argumentum, 15(2), 59–71. https://doi.org/10.47456/argumentum.v15i2.39409