Formação pós-graduada em Serviço Social no contexto pandêmico: desafios do Ensino Remoto Emergencial

Autores

  • Maria Liduina de Oliveira e Silva Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Campus Baixada Santista
  • Rafaela Bezerra Fernandes Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Tales Willyan Fornazier Moreira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v15i2.39487

Resumo

Este artigo trata do processo de formação pós-graduada em Serviço Social no Brasil em contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE), face à pandemia da covid-19, cujo cenário foi um catalisador das contrarreformas da educação no país que, sob a égide do neoliberalismo, encontra no governo Bolsonaro o palco que agudiza e escancara o descompromisso com o ensino público. As reflexões aqui apresentadas, a partir de pesquisa bibliográfica e análise de dados, são oriundas das informações obtidas através dos mapeamentos (2021 e 2022) dos impactos do ERE na área de Serviço Social, realizados pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS). Os dados evidenciam os desafios vivenciados nesse contexto de excepcionalidade frente a adesão do ERE e apontam os elementos que demandam enfrentamento no tempo presente para que os prejuízos dessa modalidade de ensino não permaneçam como herança deletéria no processo formativo crítico da profissão.

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Biografia do Autor

Maria Liduina de Oliveira e Silva, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Campus Baixada Santista

Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Docente do curso de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Políticas Sociais da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Baixada Santista.

Rafaela Bezerra Fernandes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Assistente Social. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Tales Willyan Fornazier Moreira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Assistente Social. Doutorando em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pesquisador vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Fundamentos, Formação e Exercício Profissional em Serviço Social (GEFEPSS) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Publicado

29-08-2023

Como Citar

Silva, M. L. de O. e, Fernandes, R. B., & Moreira, T. W. F. (2023). Formação pós-graduada em Serviço Social no contexto pandêmico: desafios do Ensino Remoto Emergencial. Argumentum, 15(2), 41–58. https://doi.org/10.47456/argumentum.v15i2.39487