Pandemia e racismo: desigualdades sociorraciais no contexto pandêmico

Autores/as

  • Júlia Barcelos Bittencourt Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Mossicleia Mendes Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v15i2.39566

Resumen

Esta análise se debruça sobre o estudo do aprofundamento das desigualdades sociorraciais no contexto da pandemia de COVID-19, tendo em vista que esse cenário evidenciou as contradições do sistema do capital. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivos compreender como o Estado prioriza a proteção da reprodução e acumulação do capital em detrimento da proteção da vida dos trabalhadores, bem como busca refletir sobre o aprofundamento das desigualdades sociorraciais, partindo da análise das determinações históricas do racismo e da superexploração da força de trabalho como pilares estruturantes da sociedade brasileira. Concluímos que os impactos sociais e econômicos da pandemia de COVID-19 recaíram majoritariamente sobre a parcela da população que já se encontrava historicamente em condições de vida e trabalho mais precarizadas, isto é a população negra e pauperizada.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Júlia Barcelos Bittencourt, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Assistente Social. Mestranda em Serviço Social no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. (UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil).

Mossicleia Mendes Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Assistente Social. Doutorado em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UERJ; Professora Adjunta no Departamento de Política Social da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. (UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil).

Publicado

29-08-2023

Cómo citar

Bittencourt, J. B., & Silva, M. M. (2023). Pandemia e racismo: desigualdades sociorraciais no contexto pandêmico. Argumentum, 15(2), 164–177. https://doi.org/10.47456/argumentum.v15i2.39566