Crise e mercantilização da loucura sob a égide do conservadorismo brasileiro

Autores

  • Amanda Silva de Jesus Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Sandra Rodrigues dos Santos Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v15i3.39996

Resumo

Este estudo pretende refletir acerca das medidas consolidadas no campo da saúde mental no contexto de crise estrutural do capital e de aprofundamento do conservadorismo na conjuntura brasileira a partir dos governos de Michel Temer (2016-2018) e Jair Messias Bolsonaro (2019-2022). Busca apontar como as ações implementadas a partir do governo de Michel Temer impactaram a garantia dos direitos adquiridos, afetando diretamente a Política de Saúde Mental. Por fim, visa apreender, por meio de revisão bibliográfica de natureza qualitativa, como as contrarreformas consolidadas por ambos os governos afetaram a Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, aprofundando as expressões da questão social já existentes e corroborando o reavivamento de propostas manicomiais que fizeram retroceder as conquistas sociais estruturadas a partir do Movimento de Reforma Psiquiátrica iniciado na década de 1980.

Palavras-chave: Crise. Direitos Sociais. Contrarreformas. Conservadorismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Silva de Jesus, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Assistente Social. Mestra em Política Social. Tutora na Especialização em Gênero, raça, etnia e sexualidade na formação de educadores da Universidade do Estado da Bahia (UNEB, Teixeira de Freitas, Brasil).

Sandra Rodrigues dos Santos, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Assistente Social. Mestranda em Serviço Social pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora. (UFJF, Juiz de Fora, Brasil). Professora Substituta do Curso de Serviço Social da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. (UFVJM, Teófilo Otoni (MG), Brasil).

Publicado

30-09-2023

Como Citar

Jesus, A. S. de, & Santos, S. R. dos. (2023). Crise e mercantilização da loucura sob a égide do conservadorismo brasileiro. Argumentum, 15(3), 231–247. https://doi.org/10.47456/argumentum.v15i3.39996