Eletroconvulsoterapia em perspectiva ou para a crítica do eletro-choque

Autores

  • Vinicius Pinheiro de Magalhães Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC/UFG)
  • Larissa Daiane Vieira Barros Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v15i3.40010

Resumo

O objeto do presente ensaio teórico são os fundamentos balizadores da técnica da Eletroconvulsoterapia (ECT), procedimento médico psiquiátrico que consiste na indução de convulsões pela via da administração de cargas elétricas no cérebro com finalidade terapêutica.  A proposta do texto é tecer uma crítica onto-epistemológica da ECT e de seus fundamentos teórico-conceituais à luz da Reforma Psiquiátrica e da Determinação Social da Saúde Mental. Trata-se de ensaio teórico sustentado em revisão ampliada da literatura. Compreendemos a ECT como uma técnica fundamentada em tendência teórica estreita que assujeita seus usuários em nome de intervenção invasiva orientada para ação de curto-médio prazo, cuja finalidade é o controle de corpos de segmentos historicamente vulnerabilizados. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Pinheiro de Magalhães, Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC/UFG)

Assistente Social. Mestre em Serviço Social. Assistente Social do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás. (HC-UFG, Goiânia, Brasil).

Larissa Daiane Vieira Barros, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Assistente Social. Doutora em Saúde Pública. Professora do Instituto de Psicologia, no curso de graduação em Serviço Social, da Universidade Federal da Bahia. (UFBA, Salvador, Brasil).

Publicado

30-09-2023

Como Citar

Magalhães, V. P. de, & Barros, L. D. V. (2023). Eletroconvulsoterapia em perspectiva ou para a crítica do eletro-choque. Argumentum, 15(3), 206–219. https://doi.org/10.47456/argumentum.v15i3.40010