Desafios na sustentação dos princípios da luta antimanicomial

Autores

  • Gabriela Fernandes Chaves Lira Universidade de Brasília (UnB)
  • Andreia Oliveira Universidade de Brasília (Unb)

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v15i3.40031

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo sobre o campo da saúde mental e o movimento de remanicomialização presente na sociedade brasileira. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e análise documental, a fim de identificar campos de tensões e disputas nas políticas de saúde mental do país, no período 2016-2022. Os resultados indicaram um cenário de políticas públicas vinculadas à Reforma Psiquiátrica Brasileira e à Luta Antimanicomial. Por outro lado, observam-se medidas de remanicomialização, defendidas pelo setor privatista no país, com expansão da contrarreforma psiquiátrica e de propostas de saúde mental direcionadas aos interesses dos setores privado e filantrópico. Esse quadro demanda o fortalecimento da Reforma Psiquiátrica Brasileira e da Luta Antimanicomial, alinhado às lutas sociais dos trabalhadores e a uma sociabilidade com democracia e liberdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Fernandes Chaves Lira, Universidade de Brasília (UnB)

Assistente Social. Mestre em Política Social Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde, Sociedade e Política Social. (UnB, Brasília (DF), Brasil).

Andreia Oliveira, Universidade de Brasília (Unb)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Professora Associada do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade de Brasília. (UnB, Brasília (DF), Brasil).

Publicado

30-09-2023

Como Citar

Lira, G. F. C., & Oliveira, A. (2023). Desafios na sustentação dos princípios da luta antimanicomial. Argumentum, 15(3), 111–125. https://doi.org/10.47456/argumentum.v15i3.40031