COVID-19 e saúde mental: desafios para o trabalho do Assistente Social

Autores

  • Giselle Mara Cardoso da Costa Prefeitura de Juiz de Fora (PJF)
  • Carina Berta Moljo Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v15i3.40032

Resumo

Este artigo, que tem como objetivo refletir sobre os desafios colocados para o trabalho do assistente social, inserido na equipe multiprofissional do Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Outras Drogas (CAPS), do município de Juiz de Fora – Minas Gerais, considerando o contexto da pandemia de COVID-19, baseou-se na experiência de trabalho de uma das autoras, vivenciadas em 2020, refletido à luz da revisão de literatura. Configurando-se como um relato de experiência, realizado como uma pesquisa descritiva, aborda aspectos relacionados à Política de Saúde Pública e Saúde Mental, contextualizando-os à situação de calamidade pública. Além disso, aponta como o contexto desafiador propiciou mudanças positivas para cumprir o papel de um CAPS na reabilitação psicossocial por meio do esforço coletivo da equipe, mobilizada para garantir o cuidado assistencial diante de situação excepcional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giselle Mara Cardoso da Costa, Prefeitura de Juiz de Fora (PJF)

Assistente Social. Mestra em Serviço Social. Técnica de Nível Superior – Assistente Social no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas – CAPS AD da Prefeitura de Juiz de Fora. (PJF, Juiz de Fora, Brasil).

Carina Berta Moljo, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Professora Titular da Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Serviço Social, graduação e pós-graduação. (UFJF, Juiz de Fora, Brasil).

Publicado

30-09-2023

Como Citar

Costa, G. M. C. da, & Moljo, C. B. (2023). COVID-19 e saúde mental: desafios para o trabalho do Assistente Social. Argumentum, 15(3), 95–110. https://doi.org/10.47456/argumentum.v15i3.40032