Internacionalização do serviço social: contribuições ao debate da profissão

Autores

  • Adriana Regina Vettorazzi Schmitt Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Helder Boska de Moraes Sarmento Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v15i2.40481

Resumo

A internacionalização do Serviço Social, hoje, é uma condição que se impõe na construção do conhecimento. Isso exige aprofundamento sobre suas perspectivas teóricas, direção política e histórica. No esforço de contribuir com o debate, parte-se do pressuposto de que é preciso compreender o que denominamos aqui de dimensão educativo-acadêmica desse processo de internacionalização da profissão, sendo os objetivos deste artigo: a) apresentar o debate da internacionalização da educação superior por meio de reflexões teórico-epistemológicas de autores nacionais e internacionais para além do Serviço Social; b)  destacar a relevância das redes colaborativas de conhecimento que agem como mecanismos de internacionalização; c) tematizar a presença de um processo de internacionalização em toda a história da profissão. A metodologia de pesquisa se constitui em fase exploratória, baseada no levantamento bibliográfico e sua respectiva revisão, para conhecimento dos principais autores internacionais que tratam da questão. Indica-se, neste artigo que as pesquisas nacionais e latino-americanas reconstruíram criticamente os caminhos dessa forçada e dominadora internacionalização da profissão. Porém, com a globalização, essas relações precisaram ser reavaliadas, pois isso implica seu futuro como profissão, disciplina acadêmica e área de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Regina Vettorazzi Schmitt, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Assistente Social. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica. Assistente Social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. (IFSC, São Miguel do Oeste, Brasil).

Helder Boska de Moraes Sarmento, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Assistente Social. Doutor em Serviço Social. Professor da graduação e pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina. (UFSC, Florianópolis, Brasil).

Publicado

29-08-2023

Como Citar

Schmitt, A. R. V., & Sarmento, H. B. de M. (2023). Internacionalização do serviço social: contribuições ao debate da profissão. Argumentum, 15(2), 110–124. https://doi.org/10.47456/argumentum.v15i2.40481