Agronegócio e capitalismo dependente na América Latina: o caso brasileiro

Authors

  • Glauber Lopes Xavier Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.18315/argum..v9i2.15017

Abstract

No trabalho em tela realiza-se um esforço de compreensão do capitalismo periférico latino-americano, especialmente o caso brasileiro, com base na dinâmica econômica do agronegócio. Parte-se da hipótese, a qual os dados apontam para uma confirmação, ainda que preliminar, de que a dependência econômica ligada ao agronegócio ensejou um novo patamar de dependência econômica, incorrendo numa nova dinâmica de acumulação e reprodução do capital na periferia. Para tanto, foram realizadas algumas incursões teóricas acerca do debate sobre o imperialismo e a teoria da dependência, bem como se procedeu à análise de indicadores econômicos relacionados ao comércio exterior.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Glauber Lopes Xavier, Universidade Estadual de Goiás

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Goiás - UEG (2007), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2010) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2013). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - CPDA/UFRRJ (2014). Professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás, atuando no curso de Ciências Econômicas e no Mestrado Interdisciplinar em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado - TECCER. Líder do Grupo de Pesquisa "Questão agrária no Cerrado". Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE). Realiza pesquisas nas áreas de Economia Política e História Econômica, a partir principalmente dos seguintes temas: crítica da economia política, questão agrária, imperialismo, marxismo e capitalismo periférico Latino-Americano.

Published

12-09-2017

How to Cite

Xavier, G. L. (2017). Agronegócio e capitalismo dependente na América Latina: o caso brasileiro. Argumentum, 9(2), 147–160. https://doi.org/10.18315/argum.v9i2.15017