Crises econômicas no Brasil e as reformas/contrarreformas do Ensino Médio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v11i3.27092

Resumen

Este texto explicita a relação das crises da economia brasileira com as contrarreformas do Ensino Médio. Estabelece, em especial, uma relação possível com duas contrarreformas desse nível da escolarização, inscritas na Lei nº 9.394/2016 e Lei n. 13.415/2017, apontando para a tríplice educação-vida-trabalho promovido por elas. A crise econômica pela qual passou país em décadas anteriores e pela qual tem passado atualmente serviram como justificativas para a emergência das contrarreformas em questão, de modo que a escolarização tenha sido tratada como a solução possível para problemas que são históricos. O programa de cada uma delas impulsiona a constituição de subjetividades que importam ao modelo neoliberal de sociedade que potencialmente se apresenta e se materializa no conjunto de práticas governamentais e de governo da população, constituindo subjetividades alinhadas ao neoliberalismo.

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Biografía del autor/a

  • Wesley Fernando de Andrade Hilário
    Mestre em Educação pela Universidade federal da Grande Dourados (UFGD) e Graduado em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).
  • Rosemeire de Lourdes Monteiro Ziliani, Universidade Federal da Grande Dourados
    Doutora em Educação pela Uiversidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Publicado

29-12-2019

Cómo citar

Crises econômicas no Brasil e as reformas/contrarreformas do Ensino Médio . (2019). Argumentum, 11(3), 67-80. https://doi.org/10.18315/argumentum.v11i3.27092