Capitalismo dependente e políticas sociais na América Latina

Autores/as

  • Cristiane Luiza Sabino Souza Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v8i1.11827

Resumen

O presente ensaio pretende tecer algumas considerações acerca das políticas sociais na América Latina a partir das categorias teóricas dependência e superexploração numa abordagem dialógica entre as concepções de Florestan Fernandes e Ruy Mauro Marini. Abordaremos, a partir dessas categorias, as particularidades estruturais do capitalismo sui generis latino-americano, bem como do Estado que dele deriva, para apontar: 1) as particularidades da política social na América Latina; 2) e a relação entre a formação do fundo público e o aumento da desigualdade no capitalismo dependente, a qual será ilustrada a partir de um breve apanhado acerca da apropriação do fundo público para a valorização do capital no Brasil. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cristiane Luiza Sabino Souza, Universidade Federal do Espírito Santo

Assistente Social  formada pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Mestranda em Política Social pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Publicado

08-05-2016

Cómo citar

Souza, C. L. S. (2016). Capitalismo dependente e políticas sociais na América Latina. Argumentum, 8(1), 48–60. https://doi.org/10.18315/argumentum.v8i1.11827