Política social: políticas para o capital ou para o trabalhador? / Social policy: policies for the capital or for the worker?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v10i3.18397

Resumen

Este artigo é resultado de uma pesquisa teórica construída ao longo do meu percurso acadêmico e também de debates realizados em sala de aula, projetos de iniciação cientifica que tem como tema a política social. Nosso  objetivo é trazer algumas reflexões sobre o fundamento da política social e a intencionalidade da mesma no modo de produção capitalista. Não queremos, em modo algum, desconsiderar a luta de classes como elemento de superação da ordem burguesa, mas nossas análises apontam para a política social como instrumento de garantia do modo de produção capitalista e, como tal, são políticas que serviram e servem ao longo da história  para superação de crises  econômicas e, por esta razão,  configuram-se como políticas para o capital e não para os trabalhadores, embora em alguns momentos atenda minimamente as necessidades dos mesmos. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ednéia Alves OLiveira, Universidade Federal de Juiz de Fora –Juiz de Fora (MG)

Doutora em SERVIÇO SOCIAL pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)- área de concentração: Trabalho e Relações Sociais. Atualmente é professora efetiva  da Universidade Federal de Juiz de Fora, colaboradora do Projeto de Pesquisa Liga dos Comunistas_ Núcleo de Estudos Marxistas, vinculado ao CNPq e integrante do grupo de pesquisa, trabalho, nercado de trabalho e Serviço Social. Tem experiência nas áreas de Serviço Social, assessoria aos movimentos sociais, sindicatos e trabalho e políticas sociais.

Publicado

23-12-2018

Cómo citar

OLiveira, E. A. (2018). Política social: políticas para o capital ou para o trabalhador? / Social policy: policies for the capital or for the worker?. Argumentum, 10(3), 232–243. https://doi.org/10.18315/argumentum.v10i3.18397