A dialética conhecimento/transformação do mundo no legado marxista

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v10i2.19534

Resumen

Este ensaio apresenta uma discussão acerca da centralidade do método dialético marxiano e da necessidade da sua correta apropriação como elemento de interpretação e transformação da realidade. Com base em estudo bibliográfico, discute a questão da superação do capitalismo diante dos profundos impasses com os quais a humanidade se defronta no atual período de intensas contradições do capital. A partir do legado da tradição marxista, reflete acerca das possibilidades de enriquecimento da luta da esquerda para a construção de um projeto anticapitalista, condição para a efetiva emancipação humana. Finalmente, conclui que tal projeto deve orientar-se pela centralidade da luta de classes e pela perspectiva da totalidade, superando, portanto, a fragmentação no campo das lutas sociais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira, Universidade Federal do Pará

Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira. Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Titular do Programa de Pós-graduação em Educação e da Faculdade de Computação da Universidade Federal do Pará. Rua Augusto Correa, n. 01. Guamá. CEP: 66.075-110. Belém-Pará-Brasil.

Joana Valente Santana, Universidade Federal do Pará

Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Associada II do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal do Pará. Rua Augusto Correa, n. 01. Guamá. CEP: 66.075-110. Belém-Pará-Brasil.

Publicado

31-08-2018

Cómo citar

Ferreira, B. de J. P., & Santana, J. V. (2018). A dialética conhecimento/transformação do mundo no legado marxista. Argumentum, 10(2), 70–83. https://doi.org/10.18315/argumentum.v10i2.19534