Só uma revolução pedagógica poderá salvar a ciência econômica de sua crise moral
DOI:
https://doi.org/10.18315/argumentum.v3i2.2203Resumen
Dimitris Milonakis tem se destacado, ao lado de Ben Fine, em apontar as falhas na metodologia econômica dominante, contribuindo para um debate que congrega um número cada vez maior de autores. De certa maneira ele antecipou, ao lado de outros expoentes como os americanos Mirowski e Krugman, por ele citados – mas igualmente os franceses Bernard Guerrien e André Orléans, os brasileiros Luís Carlos Bresser-Pereira e Leda Paulani, entre outros –, a decadência do instrumental ortodoxo (conservador) na ciência econômica e alertou para os riscos de uma política econômica orientada pela crença dogmática, e em muitos sentidos pseudo-científica, no livre-mercado. Neste seu último artigo – o primeiro publicado no Brasil – somos brindados com uma boa síntese do debate crítico ao mainstream por parte dos principais autores que têm se destacado na tarefa de desvendar a inconsistência de sua metodologia e os absurdos de sua ideologia. Evidentemente, como o próprio Milonakis mostra ser consciente, o mainstream não dá a menor bola para este tipo de evidência científica que traz elementos indiscutivelmente suficientes para provocar senão uma reviravolta, pelo menos uma cisão na maneira como se faz, se pensa e se reproduz a Economia em nossas sociedades. Por que isso não acontece?
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de Cessão de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à revista Argumentum, do Programa de Pós-graduação em Política Social, Universidade Federal do Espírito Santo - Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras 29075-910, Vitória (Brasil) doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.
4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.