Violência contra a mulher: representações do discurso midiático
Violence against women: representations of media discourse
DOI:
https://doi.org/10.47456/argumentum.v14i3.35347Resumen
Fenômeno crescente no Brasil e no mundo, a violência contra a mulher ultrapassa os aspectos individuais, na medida em que atinge a saúde econômica e social das mulheres e de seus filhos/filhas. Este estudo teve como objetivo analisar o discurso midiático sobre a violência contra a mulher e seus desdobramentos, na perspectiva intergeracional. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa sobre a violência doméstica no site de vídeos do Youtube, utilizando a Análise Sociológica do Discurso em interface com a Teoria das Representações Sociais. Os resultados apontaram o predomínio da violência física, não problematizando outros tipos de violência doméstica. Mesmo depois de quinze anos da criação da Lei Maria da Penha persistem as representações e o discurso midiático de culpabilização da mulher pela violência sofrida, constituindo uma identidade discursiva de distanciamento em contextos familiares violentos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de Cessão de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à revista Argumentum, do Programa de Pós-graduação em Política Social, Universidade Federal do Espírito Santo - Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras 29075-910, Vitória (Brasil) doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.
4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.