COVID-19 e saúde mental: desafios para o trabalho do Assistente Social

Autores

  • Giselle Mara Cardoso da Costa Prefeitura de Juiz de Fora (PJF)
  • Carina Berta Moljo Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v15i3.40032

Resumo

Este artigo, que tem como objetivo refletir sobre os desafios colocados para o trabalho do assistente social, inserido na equipe multiprofissional do Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Outras Drogas (CAPS), do município de Juiz de Fora – Minas Gerais, considerando o contexto da pandemia de COVID-19, baseou-se na experiência de trabalho de uma das autoras, vivenciadas em 2020, refletido à luz da revisão de literatura. Configurando-se como um relato de experiência, realizado como uma pesquisa descritiva, aborda aspectos relacionados à Política de Saúde Pública e Saúde Mental, contextualizando-os à situação de calamidade pública. Além disso, aponta como o contexto desafiador propiciou mudanças positivas para cumprir o papel de um CAPS na reabilitação psicossocial por meio do esforço coletivo da equipe, mobilizada para garantir o cuidado assistencial diante de situação excepcional.

Biografia do Autor

  • Giselle Mara Cardoso da Costa, Prefeitura de Juiz de Fora (PJF)

    Assistente Social. Mestra em Serviço Social. Técnica de Nível Superior – Assistente Social no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas – CAPS AD da Prefeitura de Juiz de Fora. (PJF, Juiz de Fora, Brasil).

  • Carina Berta Moljo, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

    Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Professora Titular da Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Serviço Social, graduação e pós-graduação. (UFJF, Juiz de Fora, Brasil).

Publicado

30-09-2023

Como Citar

COVID-19 e saúde mental: desafios para o trabalho do Assistente Social. (2023). Argumentum, 15(3), 95-110. https://doi.org/10.47456/argumentum.v15i3.40032