Desafios e Perspectivas para a América Latina do Século XXI

Autores/as

  • Marcelo Dias Carcanholo Faculdade de Economia da UFF

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v6i2.8207

Resumen

O trabalho pretende discutir os atuais condicionantes da dependência da América Latina no século XXI, em específico os que se relacionam com a atual crise do capitalismo contemporâneo. Os objetivos são: (i) identificar a atual fase da crise mundial; (ii) as formas de impacto que essa fase pode criar para agravar os condicionantes estruturais da dependência na América Latina; (iii) quais são as conformações dos capitais regionais em função do anterior?; (iv) quais as alternativas existentes na região para responder aos impactos da crise, de maneira a confrontar os condicionantes estruturais e conjunturais da atual dependência?

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcelo Dias Carcanholo, Faculdade de Economia da UFF

graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (1996) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense, Membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Marx e Marxismo (NIEP-UFF), Professor Colaborador da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF-MST) e Pesquisador do Programa de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional (PNPD-IPEA). Faz parte do Grupo de Trabalho da CLACSO (2010-2012) "Economía mundial, economías nacionales y crisis capitalista". Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Política, Economia Marxista e Desenvolvimento Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria do valor, neoliberalismo, vulnerabilidade externa, abertura externa, economia brasileira e américa latina.

Publicado

15-12-2014

Cómo citar

Carcanholo, M. D. (2014). Desafios e Perspectivas para a América Latina do Século XXI. Argumentum, 6(2), 6–24. https://doi.org/10.18315/argumentum.v6i2.8207