Relações pessoais na construção da gestão social em favelas: experiências no Rio de Janeiro

Autores/as

  • Marco Antonio dos Santos Teixeira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Raquel Brum Fernandes Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Flora Daemon Fundação Biblioteca Nacional

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v7i1.8788

Resumen

O artigo tem como foco a política pública de gestão social em favelas, por meio de uma análise dos processos de construção das relações pessoais entre gestores, moradores e outros atores locais de três contextos cariocas: os Complexos do Andaraí/Grajaú, do Turano e os morros Babilônia e Chapéu Mangueira. Como ponto de partida, temos a implementação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e as estratégias de gestão social que surgiram como decorrência de tal política de segurança. Será com foco no Programa Territórios da Paz, da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro, que serão analisados, a partir do olhar de três profissionais gestores, os significados dos laços pessoais e afetivos na constituição de relações interpessoais para a execução do trabalho de agentes públicos de gestão social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marco Antonio dos Santos Teixeira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Sociologia pelo IESP/UERJ. Bolsista da FAPERJ. Mestre em Ciências Sociais pelo CPDA/UFRRJ, Historiador UNIRIO e Cientista Social pela UERJ. Rua da Matriz, 82. Botafogo. CEP: 22260-1000. Rio de Janeiro – Brasil. mateixeira@gmail.com. Publicações recentes: “Alguns desafios na organização de acervos de fontes orais: o caso do Núcleo de Pesquisa, Documentação e Referência sobre Movimentos Sociais e Políticas Públicas no Campo” (CPDA/UFRRJ). História Oral (Rio de Janeiro), v. 16, p. 73-99, 2013 (em coautoria com Juliana Ramos Luiz); “As manifestações de junho e a política no Brasil contemporâneo: um convite ao debate”. Resenha do livro: As ruas e a democracia. Ensaios sobre o Brasil contemporâneo, de Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Revista Estudos Políticos, 2013 (Resenha publicada em português e em inglês).

Raquel Brum Fernandes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda e Mestre em Ciências Sociais (PPCIS-UERJ). Docente no departamento de Ciências Sociais do Colégio Pedro II. Rua São Francisco Xavier, 524 - 9º andar - Sala 9037 - Bloco F - Maracanã - Rio de Janeiro. CEP: 20550-900.  Email: raquel_bfs@hotmail.com. Publicações recentes:  Vítimas ou autores? Percepções sobre a juventude e o tráfico em um conjunto de favelas 'pacificadas' no Rio de Janeiro. Interseções (UERJ), 2014. Notas sobre a construção do Baile de Debutantes do Complexo do Andaraí/Grajaú. In: ENEILE; M. MARIA, M. (Orgs). Juventudes e territórios de Favelas: narrativas, experiências e aprendizagens (SEASDH), 2014 (em coautoria com Isabelle Furtado de Moura).

Flora Daemon, Fundação Biblioteca Nacional

Doutora e Mestre em Comunicação (UFF). Vice-coordenadora do Núcleo de Estudos em Violência e Comunicação (NEVCom/UFF) e Pesquisadora da Fundação Biblioteca Nacional. Rua Tiradentes, 148, Ingá, Niterói - RJ. Cep: 24210-510. Email: floradaemon@yahoo.com.br. Publicações recentes: "Os 'outros' da rua: o acontecimento discursivo das manifestações de 2013". Comunicação, Mídia e Consumo (ESPM SP), v. 11, p. 37-55, 2014 (em coautoria com Kleber Mendonça); "A auto-referencialidade como desvio essencial: relatos sobre a produção jornalística em situação limite". Cambiassú (UFMA), v. 10, p. 1-15, 2012; "Sujeitos do crime e da notícia: casos PCC e Liga da Justiça e as apropriações da arena midiática contemporânea". In Texto (UFRGS), v. 2, p. 1-16, 2011.

Publicado

29-06-2015

Cómo citar

Teixeira, M. A. dos S., Fernandes, R. B., & Daemon, F. (2015). Relações pessoais na construção da gestão social em favelas: experiências no Rio de Janeiro. Argumentum, 7(1), 202–220. https://doi.org/10.18315/argumentum.v7i1.8788