Insuficiência de leitos de UTI: crise do capital e mercantilização da saúde.
DOI:
https://doi.org/10.18315/argumentum.v10i1.18647Resumo
Este artigo problematiza a relação entre a insuficiência do número de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) com o movimento de mercantilização da saúde no contexto de desenvolvimento do SUS. Constitui uma pesquisa bibliográfica e documental de natureza quanti-qualitativa, na qual destacamos os dados sistematizados pelo CFM acerca dos leitos de UTI no Brasil, bem como pesquisas sobre a relação entre crise da saúde, crise do capital e mercantilização da saúde. Conclui-se que por envolver alta densidade tecnológica, pessoal especializado e serem serviços de alto custo com reduzida margem de lucro, o setor privado não tem interesse em ampliar leitos de UTI, de forma que tanto no SUS quanto no sistema suplementar de saúde há insuficiência de leitos de UTI determinada por interesses mercantilistas que hegemonizam as relações entre capital e saúde no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de Cessão de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à revista Argumentum, do Programa de Pós-graduação em Política Social, Universidade Federal do Espírito Santo - Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras 29075-910, Vitória (Brasil) doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.
4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.