Serviços Residenciais Terapêuticos como instrumentos de mudança nas concepções sobre saúde mental / The Sheltered Homes as instruments of change in the mental health care
DOI:
https://doi.org/10.18315/argumentum.v10i3.20750Resumo
Os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT) são uma importante estratégia de inclusão de pessoas com transtornos mentais na cidade. Nas últimas décadas, no Brasil, tem sido estimulada a criação desses serviços como forma de concretizar os ideais do movimento da Reforma Psiquiátrica, cuja contestação ao modelo asilar representado pelo hospital psiquiátrico implicou no surgimento dos serviços substitutivos. Este estudo discutiu a implementação dos SRT em Belo Horizonte e problematizou as interações sociais entre os vizinhos e os moradores dessas casas e suas percepções sobre os transtornos mentais, a partir de 60 entrevistas. Concluiu-se que esse serviço tem extrema relevância e que os atores envolvidos devem promover a integração dos moradores com a vizinhança. Além disso, o ritmo de instalação dos SRT é lento e insuficiente, se considerada a necessidade e sua potência terapêutica.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de Cessão de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à revista Argumentum, do Programa de Pós-graduação em Política Social, Universidade Federal do Espírito Santo - Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras 29075-910, Vitória (Brasil) doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.
4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.