Alemania y la austeridad: de la crisis del euro a la Covid-19
El discurso político alemán frente a la crisis de deuda y de la Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.47456/argumentum.v13i2.34230Resumo
Este trabalho é uma análise do discurso da política europeia dirigido pelas autoridades alemãs no contexto da crise da dívida da zona do euro e da crise da Covid-19. Seu objetivo é elucidar o porquê da mudança discursiva realizada pelo Governo de Angela Merkel. Desde a não aceitação da emissão de Eurobônus e aposta na austeridade mais rigorosa como saída da crise do euro, ao apoio à emissão conjunta de dívida pela Comissão Europeia para financiar os planos de recuperação das economias mais afetadas pela pandemia. Uma revisão histórica da concepção hegemônica ordoliberal nas políticas monetárias alemãs, bem como uma compreensão da atual conjuntura político-econômica, demonstrará o real motivo da mudança discursiva alemã na política europeia e sua possível continuidade no tempo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de Cessão de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à revista Argumentum, do Programa de Pós-graduação em Política Social, Universidade Federal do Espírito Santo - Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras 29075-910, Vitória (Brasil) doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.
4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.