Capital-imperialismo e a expansão do setor de seguros brasileiro no século XXI

Autores

  • Rossi Henrique Soares Chaves Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Deise Luiza da Silva Ferraz Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Janaynna de Moura Ferraz Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v16i1.41988

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o setor de seguros brasileiro no século XXI concomitante ao avanço do capital-imperialismo no Brasil. Para isso, partiu-se do conceito de capital-imperialismo que faz referência ao processo recente de expansão do capitalismo pós-1980. À luz do materialismo histórico-dialético foram analisados relatórios acerca dos Bancos e Empresas de Seguros para caracterizar a centralização no setor segurador com as demais atividades financeiras. Em seguida, foram analisados os principais segmentos da área e seu principal produto: a) saúde suplementar (planos de saúde privados); b) cobertura de pessoas (previdência privada) e ramos elementares (seguro de automóveis). Dentre as considerações finais ressalta-se o quanto as interconexões entre empresas de seguro, Estado e bancos convergem para o processo de acumulação e de expropriação de direitos sociais, assim como para o processo de centralização de capital nos maiores conglomerados globais que operam de forma imbricada no setor de seguros e no setor bancário e financeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rossi Henrique Soares Chaves, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisador do Núcleo de Estudos Crítico: Trabalho e Marxologia (NEC-TraMa).

Deise Luiza da Silva Ferraz, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Administradora. Doutora em Administração. Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Ciências Econômicas, Departamento de Ciências Administrativas. (UFMG, Belo Horizonte, Brasil).

Janaynna de Moura Ferraz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Administradora. Doutora em Administração. Professora Adjunta na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (UFRN, Natal, Brasil).

Publicado

01-05-2024

Como Citar

Chaves, R. H. S., Ferraz, D. L. da S., & Ferraz, J. de M. (2024). Capital-imperialismo e a expansão do setor de seguros brasileiro no século XXI. Argumentum, 16(1), 98–113. https://doi.org/10.47456/argumentum.v16i1.41988