O silêncio da raça: tessituras sobre racismo e assistentes sociais em Belém (PA)
DOI:
https://doi.org/10.47456/argumentum.v16i2.42032Resumo
O artigo analisa como o racismo tem sido visto por assistentes sociais em Belém (PA). Para tanto, realiza uma breve contextualização do tratamento dado à questão étnico-racial na literatura regional, apresentando notas sobre o debate étnico-racial no Serviço Social brasileiro, sua relação com os componentes curriculares e o perfil das assistentes sociais, com base em cor/etnia, gênero, idade, moradia, exercício profissional, rendimento salarial e religião. Em seguida, mediante aplicação de questionário, examina o silenciamento das assistentes sociais em relação à vivência profissional do racismo e, consoante os dados coletados, observa que a maioria das entrevistadas tem dificuldade em falar sobre as implicações do racismo em geral e no trabalho da assistente social, conduta que denuncia a subjetivação forjada pela branquitude e o limite da formação profissional acerca da questão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Argumentum
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de Cessão de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à revista Argumentum, do Programa de Pós-graduação em Política Social, Universidade Federal do Espírito Santo - Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras 29075-910, Vitória (Brasil) doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.
4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.