O trabalho profissional de assistentes sociais na Companhia de Habitação do Estado do Pará (1960-1980)

Autores

  • Leonardo Costa Miranda Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Joana Valente Santana Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v16i2.43110

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que buscou recuperar e analisar o trabalho profissional do(a) assistente social inserido(a) nas equipes de Trabalho Social no âmbito das políticas urbanas e habitacionais executadas pela Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab/PA), entre as décadas de 1960 e 1980, evidenciando as requisições postas e as principais respostas desses(as) profissionais. Com base no método do materialismo histórico e dialético, o estudo lançou mão de pesquisas bibliográfica, documental e de campo, mediante realização de entrevistas com 04 assistentes sociais que trabalharam na Cohab/PA no período citado. Evidenciou-se que o trabalho profissional de assistentes sociais estava polarizado pelas requisições institucionais conservadoras e pelas demandas oriundas das massas trabalhadoras que pressionavam o poder público por respostas à questão da habitação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Costa Miranda, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Faculdade de Serviço Social,  Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Belém, PA, Brasil.

Joana Valente Santana, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Faculdade de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Belém, PA, Brasil.

Publicado

29-08-2024

Como Citar

Miranda, L. C., & Santana, J. V. (2024). O trabalho profissional de assistentes sociais na Companhia de Habitação do Estado do Pará (1960-1980). Argumentum, 16(2), 244–258. https://doi.org/10.47456/argumentum.v16i2.43110