Divulgação científica em astronomia para crianças no contexto pandêmico: uma proposta de disciplina eletiva para a licenciatura em pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/Cad.Astro.v5n1.43628

Palavras-chave:

educação científica, formação docente, produção audiovisual

Resumo

Este artigo descreve experiência desenvolvida no contexto de uma disciplina eletiva, Divulgação Científica em Astronomia para Crianças, oferecida virtualmente a estudantes de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) durante o segundo semestre de 2021, devido à pandemia de Covid-19. O curso abordou desde noções básicas de Astronomia até estratégias de produção de vídeos para divulgação científica, enfrentando desafios na transição da educação presencial para o ensino remoto. A metodologia didática incluiu a divisão da ementa da disciplina em três blocos, abordando temas essenciais para a Educação em Astronomia, e enfatizou a flexibilidade e resiliência necessárias no ambiente virtual. Os objetivos da disciplina, como oferecer uma formação teórico-prática, discutir temas relevantes para a Educação em Astronomia e estudar propostas para práticas de divulgação científica, foram alcançados. A abordagem colaborativa e as atividades práticas estimularam o pensamento crítico e científico dos estudantes, trazendo alguma contribuição para pensarem na Divulgação Científica como uma possibilidade didática dentro da educação científica. A experiência reforçou a importância da comunicação e da linguagem no processo educativo, mesmo à distância, e a necessidade de explorar ferramentas tecnológicas de maneira criativa e eficiente.

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Biografia do Autor

Vitor Amorim, Universidade Federal de São Paulo

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), e Licenciado em Ciências da Natureza pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Professor de Ensino Fundamental e Médio do Governo do Estado de São Paulo.

Giselli Belli, Universidade Federal de São Paulo

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Licencianda em Pedagogia na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Licenciada em Química pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), e Tecnóloga em Polímeros pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (FATEC). Atualmente é auxiliar técnico na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Emerson Izidoro, Universidade Federal de São Paulo

Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), e Licenciado em Física e em Ciências da Natureza também pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Rui Manoel de Bastos Vieira, Universidade Federal de São Paulo

Doutor em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), e Licenciado em Física pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Ciências Exatas e da Terra do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da Universidade Federal de São Paulo.

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Publicado

15-03-2024

Como Citar

[1]
V. Amorim, G. Belli, E. Izidoro, e R. M. de B. Vieira, “Divulgação científica em astronomia para crianças no contexto pandêmico: uma proposta de disciplina eletiva para a licenciatura em pedagogia”, Cad. Astro., vol. 5, nº 1, p. 187–198, mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino