Divulgação científica em astronomia para crianças no contexto pandêmico: uma proposta de disciplina eletiva para a licenciatura em pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.47456/Cad.Astro.v5n1.43628Palavras-chave:
educação científica, formação docente, produção audiovisualResumo
Este artigo descreve experiência desenvolvida no contexto de uma disciplina eletiva, Divulgação Científica em Astronomia para Crianças, oferecida virtualmente a estudantes de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) durante o segundo semestre de 2021, devido à pandemia de Covid-19. O curso abordou desde noções básicas de Astronomia até estratégias de produção de vídeos para divulgação científica, enfrentando desafios na transição da educação presencial para o ensino remoto. A metodologia didática incluiu a divisão da ementa da disciplina em três blocos, abordando temas essenciais para a Educação em Astronomia, e enfatizou a flexibilidade e resiliência necessárias no ambiente virtual. Os objetivos da disciplina, como oferecer uma formação teórico-prática, discutir temas relevantes para a Educação em Astronomia e estudar propostas para práticas de divulgação científica, foram alcançados. A abordagem colaborativa e as atividades práticas estimularam o pensamento crítico e científico dos estudantes, trazendo alguma contribuição para pensarem na Divulgação Científica como uma possibilidade didática dentro da educação científica. A experiência reforçou a importância da comunicação e da linguagem no processo educativo, mesmo à distância, e a necessidade de explorar ferramentas tecnológicas de maneira criativa e eficiente.
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