Inovação na acessibilidade em astronomia: automação de telescópio e descrição de astros com inteligência artificial
DOI:
https://doi.org/10.47456/Cad.Astro.v6n2.47720Palavras-chave:
astronomia, inclusão, deficiência visual, inteligência artificial, ArduinoResumo
Este projeto visa democratizar o acesso à astronomia para pessoas com deficiência visual, utilizando automação e inteligência artificial (IA). Um dos principais resultados do projeto foi o desenvolvimento do aplicativo Space Allity, concebido desde o início para este propósito. O sistema desenvolvido integra a automação de um telescópio com o aplicativo Space Allity, criado especificamente para tornar a astronomia acessível a pessoas com deficiência visual. O aplicativo funciona capturando imagens dos astros observados pelo telescópio e processando-as por meio de IA, que identifica os corpos celestes e gera descrições detalhadas em áudio. Além disso, o usuário pode explorar uma galeria de imagens e personalizar as configurações para atender diferentes perfis de deficiência visual. Também foi criada uma caixa adaptada com identificação em Braille e um manual acessível para montagem do sistema. A etapa de validação envolveu três participantes com deficiência visual residentes em Guarapari-ES, que colaboraram ativamente com o processo de avaliação do sistema, demonstrando entusiasmo com os recursos de descrição em áudio e com a apresentação do projeto pela equipe. Os resultados indicaram impacto positivo na inclusão e interação com a astronomia. No entanto, foram identificadas melhorias necessárias na durabilidade das peças impressas e na interface do aplicativo. Este estudo reforça o papel da tecnologia na inclusão científica e social, transformando barreiras em oportunidades.
Referências
[1] Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Censo Demográfico 2022: pessoas com deficiência e pessoas diagnosticadas com transtorno do espectro autista - Resultados preliminares da amostra (IBGE, 2025). Disponível em https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2102178, acesso em ago. 2025.
[2] Brasil - Ministério da Educação (MEC), Censo Escolar 2023 (2023). Disponível em https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/resultados, acesso em ago. 2025.
[3] B. G. Rio e M. R. Pereira, Ensino de astronomia para alunos com deficiência visual no atendimento educacional especializado, Revista Internacional de Ciências 13(2), 92 (2023).
[4] Secretaria de Direitos Humanos do Espírito Santo (SEDH), Levantamento de Dados Socioeconômicos de Pessoas com Deficiência - Espírito Santo 2023 (2024). Disponível em https://sedh.es.gov.br/Media/Sedh/Imagens2023/Diagn%C3%B3stico%20PCD%20ES%202023%20Entrega.pdf%20(1).pdf, acesso em ago. 2025.
[5] L. B. Martins e S. Rodrigues-Moura, "O conhecimento deve ser acessível para todos": uma experiência inclusiva em educação para a astronomia, Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências (2024).
[6] V. D. De Araujo Freire e T. Carvalho, Revisão Bibliográfica sobre a produção de modelos multissensoriais de Astronomia para o ensino inclusivo de pessoas com deficiência visual, Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia (38), 92 (2024).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Aloisio de Souza Oliveira, Irllam Prates dos Reis de Alvim, Linda Clara da Silva Vicente, Iago Tolentino Queiroz, Gustavo de Queiroz Gonçalves, Daniel Terra

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.



