Inovação na acessibilidade em astronomia: automação de telescópio e descrição de astros com inteligência artificial

Auteurs

  • Aloisio de Souza Oliveira Escola Estadual Zuleima Fortes Faria, Guarapari-ES https://orcid.org/0000-0002-0453-2704
  • Irllam Alvim Escola Estadual Zuleima Fortes Faria, Guarapari-ES
  • Linda Vicente Escola Estadual Zuleima Fortes Faria, Guarapari-ES https://orcid.org/0009-0003-1390-3962
  • Iago Queiroz Escola Estadual Zuleima Fortes Faria, Guarapari-ES
  • Gustavo de Queiroz Gonçalves Escola Estadual Zuleima Fortes Faria, Guarapari-ES
  • Daniel Terra Escola Estadual Zuleima Fortes Faria, Guarapari-ES https://orcid.org/0009-0007-3088-0159

DOI :

https://doi.org/10.47456/Cad.Astro.v6n2.47720

Mots-clés :

astronomia, inclusão, deficiência visual, inteligência artificial, Arduino

Résumé

Este projeto visa democratizar o acesso à astronomia para pessoas com deficiência visual, utilizando automação e inteligência artificial (IA). Um dos principais resultados do projeto foi o desenvolvimento do aplicativo Space Allity, concebido desde o início para este propósito. O sistema desenvolvido integra a automação de um telescópio com o aplicativo Space Allity, criado especificamente para tornar a astronomia acessível a pessoas com deficiência visual. O aplicativo funciona capturando imagens dos astros observados pelo telescópio e processando-as por meio de IA, que identifica os corpos celestes e gera descrições detalhadas em áudio. Além disso, o usuário pode explorar uma galeria de imagens e personalizar as configurações para atender diferentes perfis de deficiência visual. Também foi criada uma caixa adaptada com identificação em Braille e um manual acessível para montagem do sistema. A etapa de validação envolveu três participantes com deficiência visual residentes em Guarapari-ES, que colaboraram ativamente com o processo de avaliação do sistema, demonstrando entusiasmo com os recursos de descrição em áudio e com a apresentação do projeto pela equipe. Os resultados indicaram impacto positivo na inclusão e interação com a astronomia. No entanto, foram identificadas melhorias necessárias na durabilidade das peças impressas e na interface do aplicativo. Este estudo reforça o papel da tecnologia na inclusão científica e social, transformando barreiras em oportunidades.

Biographie de l'auteur

  • Aloisio de Souza Oliveira, Escola Estadual Zuleima Fortes Faria, Guarapari-ES

    Aloisio de Sousa Oliveira atua no ensino médio e superior, ministrando disciplinas de Física e Astronomia, além de cursos preparatórios. Coordena o Clube de Física e Astronomia, aplicando metodologias ativas como a técnica de Feynman e o Peer Instruction para promover aprendizado colaborativo, raciocínio crítico e compreensão profunda dos conceitos, além de desenvolver projetos de investigação científica e tecnologias inovadoras com os estudantes.

    Irllam Prates dos Reis de Alvim, Linda Clara da Silva Vicente, Iago Tolentino Queiroz, Gustavo de Queiroz Gonçalves e Daniel Evangelista de Moraes Terra são estudantes do ensino médio e membros do Clube de Física e Astronomia da Escola Estadual Zuleima Fortes Faria, em Guarapari, Espírito Santo. Participam de projetos de iniciação científica, atividades de divulgação e experimentos de astronomia prática, contribuindo para a promoção do conhecimento científico e da inclusão educacional.

Références

[1] Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Censo Demográfico 2022: pessoas com deficiência e pessoas diagnosticadas com transtorno do espectro autista - Resultados preliminares da amostra (IBGE, 2025). Disponível em https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2102178, acesso em ago. 2025.

[2] Brasil - Ministério da Educação (MEC), Censo Escolar 2023 (2023). Disponível em https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/resultados, acesso em ago. 2025.

[3] B. G. Rio e M. R. Pereira, Ensino de astronomia para alunos com deficiência visual no atendimento educacional especializado, Revista Internacional de Ciências 13(2), 92 (2023).

[4] Secretaria de Direitos Humanos do Espírito Santo (SEDH), Levantamento de Dados Socioeconômicos de Pessoas com Deficiência - Espírito Santo 2023 (2024). Disponível em https://sedh.es.gov.br/Media/Sedh/Imagens2023/Diagn%C3%B3stico%20PCD%20ES%202023%20Entrega.pdf%20(1).pdf, acesso em ago. 2025.

[5] L. B. Martins e S. Rodrigues-Moura, "O conhecimento deve ser acessível para todos": uma experiência inclusiva em educação para a astronomia, Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências (2024).

[6] V. D. De Araujo Freire e T. Carvalho, Revisão Bibliográfica sobre a produção de modelos multissensoriais de Astronomia para o ensino inclusivo de pessoas com deficiência visual, Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia (38), 92 (2024).

Téléchargements

Publiée

29-10-2025

Comment citer

[1]
A. de S. Oliveira, I. Alvim, L. Vicente, I. Queiroz, G. de Q. Gonçalves, et D. Terra, « Inovação na acessibilidade em astronomia: automação de telescópio e descrição de astros com inteligência artificial », Cad. Astro., vol. 6, nᵒ 2, p. 178–183, oct. 2025, doi: 10.47456/Cad.Astro.v6n2.47720.