A formação docente e as concepções dos estudantes no âmbito da astronomia
DOI:
https://doi.org/10.47456/Cad.Astro.v2n1.33137Keywords:
ensino de astronomia, formação docente, concepções alternativas, história e filosofia da ciência, natureza da ciênciaAbstract
Apresentamos nesse trabalho uma discussão sobre o ensino de astronomia na escola, com foco na formação docente e suas possíveis consequências na visão dos alunos sobre esse tema e também sobre a atividade científica. Como vêm demonstrando as pesquisas, apesar de se destacar na educação básica por despertar facilmente a atenção dos alunos, a astronomia no contexto escolar frequentemente está acompanhada de concepções inadequadas. Apontamos que o professor, se não estiver atento, e a depender da qualidade de sua formação, pode estar participando inconscientemente de um ciclo de concepções inadequadas que vão desde sua formação inicial até o aluno que ele estará formando, passando por sua própria formação escolar. Ilustramos esse possível ciclo de transmissão de concepções inadequadas, defendendo que devemos atentar particularmente à formação inicial docente para se evitar que essas concepções sejam transmitidas por sua prática. Finalmente, sugerimos que sua formação seja amplamente subsidiada por atividades voltadas à discussão sobre a história e filosofia da ciência, tanto no âmbito da astronomia quanto da própria atividade científica.
Downloads
Downloads
Published
Versions
- 08-02-2021 (2)
- 31-01-2021 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Leopoldo Gorges Neto, Luiz Arthury
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.