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A formação docente e as concepções dos estudantes no âmbito da astronomia

Autores/as

  • Leopoldo Gorges Neto Acadêmico de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Santa Catarina
  • Luiz Henrique Martins Arthury

DOI:

https://doi.org/10.47456/Cad.Astro.v2n1.33137

Palabras clave:

ensino de astronomia, formação docente, concepções alternativas, história e filosofia da ciência, natureza da ciência

Resumen

Apresentamos nesse trabalho uma discussão sobre o ensino de astronomia na escola, com foco na formação docente e suas possíveis consequências na visão dos alunos sobre esse tema e também sobre a atividade científica. Como vêm demonstrando as pesquisas, apesar de se destacar na educação básica por despertar facilmente a atenção dos alunos, a astronomia no contexto escolar frequentemente está acompanhada de concepções inadequadas. Apontamos que o professor, se não estiver atento, e a depender da qualidade de sua formação, pode estar participando inconscientemente de um ciclo de concepções inadequadas que vão desde sua formação inicial até o aluno que ele estará formando, passando por sua própria formação escolar. Ilustramos esse possível ciclo de transmissão de concepções inadequadas, defendendo que devemos atentar particularmente à formação inicial docente para se evitar que essas concepções sejam transmitidas por sua prática. Finalmente, sugerimos que sua formação seja amplamente subsidiada por atividades voltadas à discussão sobre a história e filosofia da ciência, tanto no âmbito da astronomia quanto da própria atividade científica.

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Publicado

31-01-2021

Versiones

Cómo citar

[1]
L. Gorges Neto y L. . Henrique Martins Arthury, «A formação docente e as concepções dos estudantes no âmbito da astronomia», Cad. Astro., vol. 2, n.º 1, p. 159, ene. 2021.