MINERAÇÃO DE DADOS EDUCACIONAIS NA BASE DE DADOS DO ENEM 2015
Resumo
Este trabalho aplica o processo de descoberta de conhecimento em base de dados (KDD) no conjunto de dados abertos do ENEM por escola no ano de 2015, com o objetivo de encontrar relações entre os indicadores contextuais presentes na base de dados e as notas médias nas diferentes áreas de conhecimento avaliadas pelo exame. No pré-processamento os dados são adequados e filtrados, com o Microsoft Excel e o software R, para serem utilizados na etapa seguinte. Na fase de mineração de dados utiliza-se o software R para a aplicação de algoritmos de classificação e de regressão linear.
Os resultados obtidos através das técnicas de mineração de dados são transformados em conhecimento útil e apresentado através de gráficos. A regressão linear indica uma grande eficiência na previsão da nota de língua portuguesa, mostrando forte influência dos indicadores contextuais para sua determinação.Downloads
Referências
BRASIL. Lei de Acesso a Informação – LAI (Lei 12527/2011). Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/transparencia/acesso-a-informacao>. Acesso em 09 de jul de 2019.
BRASIL. Portal Brasileiro de Dados Aberto. Disponível em <http://dados.gov.br/>. Accesso em 09 de jul de 2019.
CABENA, P.; HADJINIAN, P.; STADLER, R.; VERHEES, J.; ZANASI, A. Discovering data mining: from concept to implementation. Upper Saddle River, NJ, USA: Prentice-Hall, Inc. 1998.
CAMILO, C. O.; SILVA, J. C. DA. Mineração de dados: Conceitos, tarefas, métodos e ferramentas. Universidade Federal de Goiás (UFC), p. 1–29, 2009.
COSTA, E. et. al. Mineração de Dados Educacionais: Conceitos, Técnicas, Ferramentas e Aplicações. Jornada de Atualização em Informática na Educação – JAIE. 2012.
FAYYAD, U.; SHAPIRO, G. P.; SMYTH, P. From data mining to knowledge discovery in databases. AI Magazine, V. 17(3):37-54. 1996.
GOLDSCHMIDT, R.; PASSOS, E. Data Mining um guia prático. Elsevier Editora Ltda. 2005. Rio de Janeiro. ISBN: 85-352-1877-7.
HAN, J.; KAMBER, M.; PEI, J. Data Mining Concepts and Techniques. Elsevier Editora Ltda. 2012. USA.
INEP. Microdados do Enem por Escola. Brasília: Inep, 2019. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/guest/microdados>. Acesso em: 29 de maio de 2019a.
INEP. Indicador de Nível Socioeconômico das Escolas de Educação Básica. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/informacoes_estatisticas/indicadores_educacionais/2015/nota_tecnica/nota_tecnica_inep_inse_2015.pdf>. Acesso em 01 de jun de 2019b.
INEP. Censo Escolar - INEP. Disponível em: <http://inep.gov.br/web/guest/resultados-e-resumos>. Acesso em: 01 de jun de 2019c.
INEP. ENEM. Disponível em: < http://portal.inep.gov.br/web/guest/enem>. Acessado em 28 de maio de 2019d.
KLÖSGEN, W.; ZYTKOW, J. M. Handbook of data mining and knowledge discovery. Oxford University Press, Inc., New York, NY, USA. 2002.
KUHN, M.; The Caret Package. Disponível em: < https://topepo.github.io/caret/>. Acesso em 01 de jun de 2019.
SILVA, L. A.; MORINO, A. H.; SATO, T. M. C. Prática de Mineração de Dados no Exame Nacional do Ensino Médio. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2014.
SIMON, A.; CAZELLA, S. C. Mineração de Dados Educacionais nos Resultados do ENEM de 2015. Anais dos Workshops do VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2017.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Atribuição 4.0 internacional CC BY 4.0 Deed
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho não comercialmente, contanto que eles creditem a você e licenciem suas novas criações sob os mesmos termos.