Controle externo na gestão das finanças públicas

Autores

  • Fabiano Martin Tiossi UNIMEP/FAMA/FUNEC - Brasil
  • Fernanda Alves Cezane UNIFUNEC
  • Patricia Cardoso Medeiros de Castro UNIFUNEC/UEMS

Palavras-chave:

Controle externo, Finanças públicas, Tribunal de Contas

Resumo

Este estudo trata da importância do controle externo na gestão das finanças públicas. No Brasil, a titularidade do controle externo é constitucionalmente atribuída ao legislativo com auxílio dos Tribunais de Contas. Nesse sentido, o objetivo geral desse artigo foi apresentar como é desenvolvido o processo de fiscalização dos órgãos de controle externo na administração pública e seu papel como instituição reguladora dos gastos públicos. Para atender a essa proposta, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental em processos expostos no sítio do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, que foram analisados e confrontados com a legislação vigente. Ademais, foi descrito o papel do controle externo de acordo com a Constituição Federal de 1988, além de transcorrida a evolução da Administração Pública Brasileira, visto que foi a partir das práticas voltadas à Administração Pública Gerencial que o processo de controle passou a ser mais rigoroso, devido a atuação efetiva dos órgãos de controle externo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Martin Tiossi, UNIMEP/FAMA/FUNEC - Brasil

Pós-doutorado (em andamento) em Gestão e Economia pela Universidade da Beira Interior - Covilhã/Portugal. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba/SP. Mestre em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba/SP (2007). MBA Executivo pelo INPG São José do Rio Preto - SP (2004). Especialista em Administração Financeira e Controladoria pelo INPG São José do Rio Preto-SP (2003). Contador e Administrador. Professor e Coordenador de cursos de graduação e pós-graduação. Orientador de trabalhos científicos do Instituto Pecege ESALQ/USP. Editor da Revista Funec Científica - Administração. Membro da Comissão Própria de Avaliação (UNIFUNEC e FIPAR), do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Administração (UNIFUNEC) e Ciências Contábeis (FAMA) e do Comitê de Ética em Pesquisa (UNIFUNEC). Coordenador do Programa de Internacionalização do UNIFUNEC. Presidente da Comissão Própria de Avaliação da Faculdade FAMA.

Publicado

16.06.2020

Como Citar

Tiossi, F. M., Alves Cezane, F., & Cardoso Medeiros de Castro, P. (2020). Controle externo na gestão das finanças públicas. Brazilian Journal of Production Engineering, 6(2), 24–39. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/30095